Acesso Rápido

    Onde investir 100 mil: descubra como aplica esse dinheiro

    Onde investir 100 mil: descubra como aplica esse dinheiro

    Para quem deseja saber onde investir 100 mil é fundamental elaborar uma carteira de investimento com estratégias corretas para a construção do patrimônio no longo prazo.

    Portanto, para descobrir onde investir 100 mil, é preciso conhecer os ativos disponíveis no mercado e as possibilidades de investimento.

    Onde investir 100 mil?

    Onde investir 100 mil pode ser uma dúvida de muitos investidores que já estão em uma fase madura de acumulação de capital. Por isso é válido conhecer as modalidades de ativos disponíveis para investir esse valor, tanto na renda fixa quanto na renda variável.

    Desse modo, definir objetivos e fazer um planejamento de longo do tempo é fundamental. O poder dos juros compostos e do tempo é muito valioso no mundo dos investimentos. Entretanto, antes de pensar em investir 100 mil reais é válido avaliar a situação financeira e fazer uma reserva de emergência.

    O que fazer com 100 mil reais?

    Do ponto de vista da educação financeira, primeiramente é essencial avaliar se o investidor possui dívidas para regularizar ou se já formou uma reserva para situações inesperadas. Por isso, 100 mil reais podem ser utilizados para:

    • Regularizar dívidas;
    • Formar a reserva de emergência;
    • Começar a investir.

    Regularizar dívidas

    O primeiro passo para construir uma boa vida financeira é, sem dúvidas, garantir que não existam dívidas ativas.

    Por isso, antes de pensar onde investir 100 mil reais, o individuo deve negociar as suas dívidas, caso existentes. Ao realizar o pagamento de uma dívida à vista, em geral, é possível conseguir descontos atrativos.

    Isso é muito importante, até para limpar o nome do consumidor em instituições de Proteção de Crédito como o SPC e Serasa.

    Reserva de emergência

    Um segundo passo muito importante, após garantir o pagamento de pendências financeiras e dívidas, é construir uma reserva de emergência.

    Essa reserva consiste em uma quantia de dinheiro aplicada em um ativo de alta liquidez, que proteja o poder de compra do investidor.

    Normalmente, a quantia indicada para a reserva de emergência é igual a de aproximadamente 6 meses de despesas do investidor.

    Começar a investir

    Se o investidor não possui dívidas e já construiu uma boa reserva financeira, é possível que ainda sobre uma quantia relevante dos 100 mil iniciais para começar a investir e desenvolver uma carteira de investimento com foco no longo prazo.

    A carteira de investimento é fundamental para garantir, de forma diversificada e inteligente, a construção e desenvolvimento de um patrimônio, a partir da valorização dos ativos e do recebimento de dividendos.

    Quanto rende 100 mil reais na poupança?

    Afinal, como muitos sabem, a poupança é um dos ativos financeiros menos rentáveis disponíveis no mercado. Por isso, é válido saber quanto rende 100 mil na poupança e encontrar melhores oportunidades de investimento a partir do resultado.

    No ano de 2020, o rendimento da poupança, considerando o agregado entre janeiro e dezembro, foi de apenas 2,11%.

    Portanto, tomando como referência o valor de 2020, em 10 anos, 100 mil reais iniciais aportados na poupança se tornarão R$123.220,441.

    Esse valor pode ser superado através de outras modalidades de investimentos na renda fixa ou na bolsa de valores, principalmente considerando a média do Ibovespa nos últimos 10 anos.

    Guia de Investimento em Renda Fixa

    Invista com segurança e rentabilidade: baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça as principais opções de investimento em Renda Fixa!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como investir 100 mil reais?

    Para investir 100 mil reais e, a partir disso, construir um bom patrimônio, é fundamental conhecer opções rentáveis e estratégicas de investimentos.

    Portanto, entre as opções de investimentos, que devem ser utilizadas de forma simultânea e diversificada pelo investidor, estão:

    • Tesouro Selic;
    • Ações;
    • Fundos Imobiliários.

    Tesouro Selic

    Investir 100 mil no Tesouro Selic pode ser interessante para quem deseja formar a reserva de emergência, afinal possui alta liquidez e pouco risco.

    Afinal, o Tesouro acompanha a taxa Selic de mercado, garantindo, pelo menos, uma manutenção do poder de compra do investidor, e na maioria das vezes ainda traz ganhos de capital.

    Além do tesouro existem outros ativos de renda fixa que podem exercer o mesmo papel na carteira, como é o caso dos CDB’S e letras de crédito.

    Ações

    Sem dúvidas, quando o investidor se pergunta “onde investir 100 mil”, ações aparecem como uma das principais respostas.

    Para investimentos com foco no longo prazo, o mercado acionário tende a apresentar vantagens atrativas, como se tornar sócio de grandes empresas de capital aberto listada na bolsa de valores.

    Assim, além do potencial de rentabilidade de alguns ativos, o investidor também pode receber dividendos periódicos.

    Fundos Imobiliários

    Uma forma de gerar renda passiva a partir do investimento de 100 mil reais é através de fundos imobiliários.

    Portanto, investir 100 mil em FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário) pode ser uma estratégia de diversificação na renda variável e receber renda passiva.

    É importante deixar claro que não existe só uma resposta para a pergunta “onde investir 100 mil”. Afinal, é interessante que esse dinheiro seja aplicado de forma diversificada, auxiliando no desenvolvimento de uma carteira de investimentos.

    Esse artigo te ajudou a entender onde investir 100 mil? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *