Tim Cook Tim Cook

Tim Cook

Perfil de Tim Cook
Idade 63
Nome Completo Timothy Donald Cook
Nascimento 01/11/1960
Local de Nascimento Mobile, Estados Unidos
Nacionalidade Estadunidense
Formação Engenharia de produção
Ocupação CEO da Apple
Fortuna US$ 1,3 bilhões (2021)
Conhecido Como Tim Cook
Site Oficial https://www.apple.com/br/leadership/tim-cook/
Redes Sociais Twitter

Biografia de Tim Cook

Quem é Tim Cook

Tim Cook é CEO da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O empresário está à frente do grupo desde 2011 e as ações da companhia tiveram mais de 100% de valorização.

Assim, Tim Cook é uma das pessoas mais ricas do mundo, afinal, segundo o ranking de bilionários da Forbes, sua fortuna é avaliada em US$ 1,3 bilhões. Além disso, foi sob sua gestão que o conglomerado se fixou entre as marcas de maior valor do mundo, atingindo a marca de 1 trilhão de dólares em valor de mercado.

O modelo de gestão de Tim Cook também é algo de destaque. O empresário é discreto, calculista e raramente se posiciona em relação à sua vida pessoal. A marca de sua governança é a prática do grupo em ser menos imaginário e mais prático.

Antes de entrar para a Apple, Cook trabalhou em grandes empresas do ramo de tecnologia, incluindo a Compaq. O executivo também construiu parte de sua carreira em altos cargos na IBM.

Biografia de Tim Cook

Tim Cook
Foto: Reprodução/YouTube

Timothy Donald Cook nasceu no dia 1 de novembro de 1960, na cidade do Mobile, Estados Unidos. No início da década de 80 ele se formou em Engenharia de Produção Industrial pela Universidade de Auburn.

Seis anos mais tarde, em 1988, ele tirou seu MBA em Duke, uma das melhores universidades do mundo. A carreira de Tim é marcada pela sua atuação na IBM. Na multinacional, o empresário ficou por 12 anos.

Durante o período ele ocupou cargos como vice-presidente sênior de operações na internet. Na época, Cook era o responsável pela área de computadores que foi vendida posteriormente para chinesa Lenovo. 

Após a carreira de sucesso na IBM, Cook deixou a empresa e se tornou diretor de operações na Intelligent Electronics. Ele também trabalhou, por 6 meses, na Compaq, a maior vendedora de computadores da época, onde ocupou o cargo de vice-presidente de materiais corporativos da empresa.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

No final dos anos 90, a pedido de Steve Jobs, Cook foi contratado pela Apple. Em duas décadas na companhia, ele se caracterizou por ser o homem de negócios da empresa, sendo que, inicialmente, ocupou o cargo de COO da multinacional.

Também se tornou o braço direito de Jobs à frente da reestruturação do grupo. Principalmente em um dos períodos mais complicados da história na empresa, onde foi necessário buscar fornecedores externos para descentralizar a produção.

Como fiel escudeiro de Steve Jobs, Tim Cook o substituiu na função de presidente por mais de uma vez. Em agosto de 2011, Cook foi convidado por Jobs para assumir o cargo de CEO da multinacional. O fundador do grupo se licenciou para tratar a doença.

Desde então, Cook é o homem à frente de uma das empresas mais valiosas do planeta.

Apple

Tim Cook
Foto: Reprodução/YouTube

Em 1998, Tim foi contratado pela Apple e, desde então, se tornou figura importante na reestruturação e evolução do grupo.

Tim Cook e Steve Jobs, se tornaram duas das figuras de maior importância deste processo.

Porém, diferentemente de Jobs, Tim tinha características discretas, além de ser um profissional que preza essencialmente pela parte técnica. Ainda assim, ele se tornou o braço direito do criador da multinacional.

Em 2011, Tim assumiu a posição de CEO da Apple. Na ocasião, o então presidente Steve Jobs se afastou por período indeterminado da empresa para tratar de sua saúde. Jobs faleceu no final daquele ano.

Desde então, Cook se tornou o homem forte à frente do grupo de tecnologia, sempre mantendo seu estilo e personalidade.

Em 2014, ao dar uma entrevista, Tim ganhou o noticiário com sua declaração, se assumindo homossexual. Ele se tornou o primeiro CEO abertamente gay na lista da Fortune 500.

Em seus primeiros sete anos como CEO do Apple, ficou conhecido por lançar produtos de sucesso, além de evoluir outros já existentes.

Entre eles estão Apple Watch, o Macbook Air de 12 polegadas, alguns modelos de iPhone e iPad, o avanço de aplicativos da companhia e da assistente virtual Siri.

Em quase uma década da gestão de Cook à frente da Apple, o lucro da marca obteve um salto de USD 108 bilhões em 2011, no ano do falecimento de Steve Jobs, para USD 260 milhões em 2019.

Tim Cook também se destaca por ser um dos CEOs com maior remuneração dos Estados Unidos.

Frases de Tim Cook

Essas são algumas frases do Tim Cook que ganharam destaque:

 “Ele [Steve Jobs] não recebe créditos por ter sido um professor. Mas ele foi o melhor professor que já tive. Não havia nada de tradicional nele como um professor. Mas ele era o melhor. Absolutamente o melhor.”

“A verdade é que na Apple amamos a competição. Acreditamos que isso nos torna melhores. Mas queremos que as pessoas inventem suas próprias coisas.”

“Acredito que duas pessoas com fortes pontos de vista podem apreciar um ao outro ainda mais.”

“Somos pessoas bem simples na Apple. Focamos em fazer os melhores produtos do mundo e enriquecer a vida das pessoas.”

“Há um limite de coisas que você pode fazer realmente bem. E você deve deixar todo o resto de lado.”

“Aprendi que foco é a chave. Não apenas em gerenciar uma empresa, mas também em sua vida pessoal.”

Ler mais

Perfis Relacionados a Tim Cook

Scott Cook
Bilionários Scott Cook
Jensen Huang
Empreendedores Jensen Huang
Steve Jobs
Bilionários Steve Jobs
Lei Jun
Bilionários Lei Jun

Compartilhe sua opinião