Steve Jobs Steve Jobs

Steve Jobs

Perfil de Steve Jobs
Nome Completo Steven Paul Jobs
Nascimento 24/02/1955
Local de Nascimento São Francisco, Estados Unidos
Data de Falecimento 05/10/2011
Filhos 4
Nacionalidade Estadunidense
Fortuna US$ 7 bilhões (2011)
Conhecido Como Steve Jobs
Site Oficial https://www.apple.com/

Biografia de Steve Jobs

Quem é Steve Jobs

Steve Jobs foi um dos fundadores da Apple. O empresário foi uma das pessoas mais revolucionárias do último século.

A capacidade de criação de Steve Jobs foi fundamental para que a Apple tivesse vantagem competitiva sobre a concorrência, principalmente pelo investimento realizado em computadores pessoais em uma época em que tal ideia caminhava.

Seu modelo de enxergar e trabalhar com as tecnologias que estavam surgindo nas décadas de 60, 70 e 80, influenciou diretamente em inúmeros equipamentos modernos, o que fez com que ele se tornasse uma referência no meio.

Steve é lembrado também por seu trabalho em outras empresas, como na Pixar e na NeXT.

O empresário é considerado uma das pessoas mais respeitadas da área da tecnologia, sendo colocado ao lado de figuras como bilionário Bill Gates. Além disso, foi um dos homens mais ricos do mundo.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Biografia de Steve Jobs

Steven Paul Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, na cidade de São Francisco, Estados Unidos.

Por falta de condição financeira dos seus pais biológicos, ele foi adotado por uma família da região de São Francisco. Seu pai adotivo era mecânico. Na adolescência, Steve passava parte do seu tempo projetando design de carros e se interessava por tecnologia.

Tais paixões o influenciaram Jobs a escolher um curso ligado ao campo da computação. Porém, seis meses após ingressar na faculdade, a formação de Steve Jobs foi interrompida, por escolha do própria.

Seu objetivo era dedicar seu tempo a projetos pessoais, além de se inteirar a crenças pessoais. Nesse período que Jobs conheceu Steve Wozniak, que posteriormente se tornou engenheiro eletrônico e programador de computadores, além de co-fundador da Apple.

Os jovens gostavam de tecnologia e juntos criam o Blue Box, um dispositivo voltado para chamadas de longa distância. O que começou como uma brincadeira entre amigos se tornou o primeiro negócio da dupla.

Na década de 70, Jobs conseguiu seu primeiro emprego como designer da Atari. Porém, não permaneceu muito tempo na posição e, alguns meses depois, partiu em uma viagem espiritual para Índia.

Inventor da Apple

Steve jobs
Foto: Aljawad

Após sua viagem para a Índia, Jobs voltou para os Estados Unidos e decidiu montar seu próprio negócio. Assim, em 1976, Steve Jobs fundou a Apple junto com Steve Wozniak.

A Apple conseguiu ser a primeira empresa a ter sucesso na fabricação de computadores pessoais, desenvolvendo produtos que foram sucesso de vendas.

O primeiro grande negócio do grupo foi o Apple II, um dos computadores voltado para o público geral mais bem-sucedido da história.

Com o crescimento da empresa, começaram a aparecer os primeiros grandes problemas de relacionamento. Jobs foi afastado do grupo no início da década de 80. No seu período longe do grupo, Jobs atuou em novos negócios, como a NeXT e a Pixar.

Em 1997, a NeXT foi comprada pela Apple. No processo, Steve voltou ao cargo de CEO da Apple. Ele ficou na posição até 2011, quando se afastou por motivos de saúde

Até 2011, Jobs foi um dos grandes responsáveis por fazer a marca chegar ao topo do mercado de tecnologia. Aplicando novos conceitos de estilo e desenvolvendo o branding da empresa, a Apple se tornou referência mundial.

Foi em sua gestão que surgiram aparelhos como iPod, iPhone e iPad. Também foi nesse período que lançaram o iCloud.

A Apple passou a investir de forma mais relevantes em outras formas de rentabilização, como os wearables (Airpods, Apple Watch), Apple TV e outros.

Pixar

Stve Jobs também teve enorme participação no estúdio de animação Pixar, conhecido por filmes como Toy Story, Os Incríveis, Carros e Monstros S&A.

O empreendedor comprou o grupo em 1986, e permaneceu durante 20 anos à frente do negócio. Nesse período, o estúdio investiu em novas tecnologias para suas animações e virou referência na área.

Em 2006, já sem a presença do empreendedor no corpo da empresa, estúdio realizou uma fusão com a Disney.

NeXT

Na década de 80, Steve Jobs criou a NeXT, também conhecida como Next Computer, uma empresa voltada para fabricação de softwares.

Uma das principais contribuições de Jobs na empresa foi o desenvolvimento de um sistema operacional lançado em 1988, cujo o nome era NeXTStep.

Em 1997, a Apple adquiriu a empresa e Jobs voltou a ocupar a posição de CEO dentro da companhia.

EBOOK 10 LIVROS

Morte de Steve Jobs

Bill Gates
Foto: Joi Ito

Em 2003, Steve Jobs foi diagnosticado com câncer de pâncreas. O empreendedor evitou tratar o câncer com a medicina convencional, preferindo recorrer à soluções da medicina oriental.

Com a agravação do quadro, Jobs fez uma operação em 2004 e livrou-se do câncer. No entanto, a doença voltou poucos anos depois, em 2006.

Ao longo dos anos, a situação foi se agravando, até que o empreendedor decidiu abster-se do trabalho para cuidar exclusivamente de sua doença. Nesse tempo, Tim Cook  foi escolhido para ocupar o seu lugar de forma temporária.

A batalha de empreendedor com o câncer durou até o dia 5 de outubro, quando Steve Jobes morreu em decorrência da doença.

Steve Jobs no cinema

Uma vez que Steve Jobs está entre os empresários mais respeitados de todos os tempos, sendo que sob sua gestão a Apple teve o maior crescimento econômico de sua história, ele passou a ser uma grande referência na área da tecnologia.

A frases de Steve Jobs são, até hoje, utilizadas como um guia para novos empreendedores e inspiram aqueles que querem se tornar líderes.

Por conta de sua autoridade como líder e empreendedor, a trajetória de Steve já foi retratada em filmes, livros e documentários.

O filme Steve Jobs (2015) é o mais famoso a respeito da trajetória do empreendedor. A obra foi escrita Aaron Sorkin, e ganhou o Globo de Ouro de melhor roteiro. O filme também teve indicações para as categorias como: atriz-coadjuvante e melhor ator.

Além dessas mídias, Steve Jobs é referenciado em diversas séries, filmes e animações. Nelas, ele sempre é lembrado como grande ícone da tecnologia.

Ler mais

Perfis Relacionados a Steve Jobs

Steve Wozniak
Empreendedores Steve Wozniak
Forrest Li
Empreendedores Forrest Li
Paulo Veras
Empreendedores Paulo Veras

Compartilhe sua opinião