CAIU NA MALHA FINA? Saiba o que você deve fazer

Cair na malha fina impede que o contribuinte receba a restituição do importo de renda, se houver. 

Quando se fala em imposto de renda,  um dos principais medos da maioria  dos contribuintes é  cair na malha fina. 

A malha fina é o questionamento da Receita Federal sobre as informações que estão na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Isso ocorre quando os dados informados pelo contribuinte não são condizentes com os  que constam no sistema do fisco.

Qualquer pessoa pode cair na malha fina.  Por isso, é importante declarar o imposto  de renda com  bastante cuidado,  já que pequenos  erros podem levar  ao questionamento  do fisco. 

Ela funciona a partir do cruzamento de informações que a Receita Federal recebe de instituições financeiras e de empregadores com o que é informado pelo contribuinte.

Como a malha fina funciona?

Assim, a Receita verifica se há alguma discrepância. Se o fisco encontrar divergência, a situação do CPF ficará como pendente, o que impede a pessoa de abrir conta em banco ou um CNPJ.

Ao cair na malha fina, estamos sujeitos a algumas penalidades. As multas por erros na declaração podem chegar a 75% do valor devido de IR, quando o contribuinte corrige o erro após ser notificado.

O que acontece se cair na malha fina?

É possível corrigir a informação imprecisa por meio de uma declaração retificadora. Nos casos em que a receita tiver cometido algum equívoco, o contribuinte deve comparecer a uma unidade da Receita Federal.

A declaração retificadora pode ser preenchida diretamente no programa de imposto de renda e enviada a qualquer momento, mesmo antes do encerramento do prazo. 

Então, se na sua declaração possui informações incorretas ou imprecisas, o canal para atualizá-las é a declaração retificadora. Basta acessar o programa da Receita e enviar os dados atualizados.

O tempo para sair da malha fina pode variar bastante. Por essa razão, é difícil estipular um prazo. A definição depende do fluxo de trabalho dos fiscais da Receita e da ordem de prioridade.

Quanto tempo leva para sair da malha fina?

No entanto, o prazo máximo para a resolução das pendências é de 5 anos. Esse também é o prazo máximo para o contribuinte receber a restituição de IR, mas na maioria dos casos ela é paga meses depois. 

Precisa de ajuda para declarar o Imposto de Renda e não cair na malha fina? Aproveite e  baixe nosso